Você sabe o que é Psicomotricidade?
5 de junho

Você sabe o que é Psicomotricidade?

Geral

A Psicomotricidade é a ciência que estuda o homem a partir do movimento do próprio corpo. E que analisa esse movimento em relação ao mundo interno e externo daquele indivíduo. Tem relação direta com o processo de amadurecimento, tendo o corpo como origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. A palavra tem o seguinte significado: o prefixo grego psico (psyché = alma, espírito) foi atribuído ao estudo da mente humana no início da história e a palavra motriz está relacionada ao movimento.

A Psicomotricidade é sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. A Associação Brasileira de Psicomotricidade a define como um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito e suas ações resultantes de sua individualidade, linguagem e socialização.

Entenda mais:
* Psicomotricidade (conceito 1): é a ciência cujo objeto de estudo é o indivíduo através de seu corpo, relacionando-o ao seu ambiente externo e interno. Entretanto, tudo isso considerando o movimento como aspecto fundamental.
* Psicomotricidade (conceito 2): ação do sistema nervoso central responsável pela criação de uma consciência no indivíduo sobre os movimentos que realiza por meio de parâmetros como a velocidade, o tempo, o espaço e a percepção própria da pessoa.

Alguns objetivos da psicomotricidade
* Induzir a capacidade de percepção por meio do conhecimento dos movimentos e da resposta corporal
* Motivar as crianças na descoberta de suas expressões, além de impulsionar a ação criativa e da emoção
* Estabelecer a consciência e o respeito ao espaço de outras pessoas
* Estimular a coordenação motora de acordo com o objetivo desejado da criança, coordenação motora fina e grossa
* Reforçar a valorização da autoestima e da identidade própria
* Desenvolver a capacidade sensorial em relação ao ambiente externo
* Induzir a confiança em si mesma (na criança)
* Trabalhar a comunicação para a interação social
* Algumas atividades que desenvolvem a psicomotricidade: rolar, engatinhar, andar com um pé só, andar para os dois lados, pular, fazer cambalhota, brincadeiras com os dedos, entre outras

Fonte: A Associação Brasileira de Psicomotricidade