Seja professor em apenas um ano com o Prefop
2 de abril

Seja professor em apenas um ano com o Prefop

Geral

Se você sonha em ser professor não pode perder essa oportunidade. A Universidade UVA em Pernambuco, instituição com 15 anos de experiência na formação de pedagogos, está oferecendo o Programa Especial de Formação Pedagógica (Prefop), que abrange 12 licenciaturas para aqueles profissionais que têm diplomas de bacharelado ou tecnólogo. E o que é melhor: a formação é rápida – um ano a um ano e meio, no máximo. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site www.estudenauva.com.br.

O objetivo do Prefop é suprir a falta de professores habilitados em determinadas disciplinas e localidades de Pernambuco para ampliar a educação de qualidade no Estado. Prepará-los para o magistério nas séries finais do ensino fundamental, ensino médio e educação profissional em nível médio. O programa permite que profissionais das mais diversas áreas possam realizar o sonho de virar educador. Afinal, segundo o último Censo Escolar, o Brasil tem quase 500 mil professores sem diploma de ensino superior, o que representa 22% de um total de 2 milhões de docentes em atividade no País. Desse total, aproximadamente 2 mil não terminaram sequer o ensino fundamental.

O público alvo do Prefop são os portadores de diplomas de curso superior (bacharel ou tecnólogo). As licenciaturas oferecidas são Filosofia, História, Geografia, Física, Química, Ciências Biológicas, Matemática, Letras/Portuguesa, Letras/Inglês, Letras/Espanhol, Ciências Sociais e Educação Física. São dois semestres de aula, no mínimo, e três semestres, no máximo.

00“Queremos capacitar professores para trabalhar com o ensino médio e habilitá-los dentro das atividades didático-pedagógicas, pedagógicas-institucionais, avaliativas, entre outras modalidades da formação do docente que trabalha com a educação. Hoje em dia existem muitos professores que ocupam disciplinas sem estarem habilitados para lecionar. É comum, inclusive, muitas instituições conseguirem autorizações judiciais para que eles possam dar aula mesmo não sendo habilitados para aquela área. O Prefop surge como uma solução para essa deficiência”, explica o diretor-presidente do Grupo Isead, Wagner Frazão.

Além da curta carga horária, o Prefop é atrativo pelo custo. São mensalidades que cabem no bolso dos futuros estudantes, com aulas sempre aos sábados, o que também viabiliza a adesão dos alunos que já estão no mercado profissional. Lembrando que os profissionais que já têm uma primeira licenciatura não podem participar do programa. O Prefop está disponível para todos os polos da Universidade UVA em Pernambuco: Carpina (Zona da Mata Norte), Águas Belas, Lajedo, Gravatá e Garanhuns (Agreste).