Primeira turma de bolsistas do Prouni Recife garante diploma
28 de agosto

Primeira turma de bolsistas do Prouni Recife garante diploma

Acessibilidade

Na noite desta segunda-feira (26), a Prefeitura do Recife realizou a primeira cerimônia de conclusão de curso do Prouni Recife, que formou 53 novos profissionais de nível superior. E a Universidade UVA esteve presente com pelo menos oito alunos da instituição que cursaram Pedagogia. Lançado em 2014, o programa concede bolsas de estudo integrais em faculdades particulares. O evento aconteceu na Escola de Formação de Professores do Recife (EFER) Professor Paulo Freire, no bairro da Madalena, Zona Oeste do Recife, com a presença dos alunos beneficiados.

Os primeiros 53 formandos concluíram os cursos de Pedagogia, Nutrição, Rede de Computadores, Estética e Cosmética, Radiologia, Jornalismo, Recursos Humanos, Administração, Sistema de Informação, Ciências Contábeis, Gestão Comercial, Marketing e Administração. O programa tem hoje 1.400 alunos matriculados em nove instituições conveniadas, disponibilizados em 72 opções de cursos.

Os que receberam o diploma já começaram a sentir a mudança concreta nas suas vidas. “Concluí o curso de Pedagogia e já passei num concurso que exigia o diploma. O Prouni Recife foi essencial para isso, uma bênção. Seria muito difícil pagar uma faculdade”, afirmou uma das formandas e aluna da Universidade UVA, Gildene Pessoa da Silva.

O objetivo do Prouni Recife é oferecer bolsas de estudos universitárias gratuitas para estudantes de cursos presenciais de graduação e de cursos superiores de menor duração em instituições privadas de ensino superior estabelecidas no município do Recife. “A Prefeitura deu a oportunidade, vocês aproveitaram e se transformaram em profissionais de nível superior, ainda mais qualificados. Como o mercado está cada vez mais competitivo, esse deve ser apenas o primeiro passo. É importante sempre buscar o aperfeiçoamento, com MBAs, mestrados e outros cursos”, afirmou o secretário de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo (STQE) do Recife, Antônio Júnior, responsável pelo Prouni na capital.

CRITÉRIOS – Os critérios de participação no Prouni Recife incluem renda bruta familiar, per capita, de até dois salários mínimos; ter cursado o ensino médio na rede pública ou em escola privada com bolsa integral; e não ter diploma de nível superior. O programa também vale para os professores da rede pública de ensino do Município do Recife, desde que estejam no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da Prefeitura.

Fotos: Lu Streithorst/PCR

As bolsas são para cursos presenciais de graduação e cursos sequenciais de formação específica, oferecidos por instituições privadas de educação superior situadas na cidade. O programa foi instituído pela Lei n° 18.113/2015 e funciona sob o regime de concessão de isenção fiscal.

A Universidade UVA parabeniza todos os formandos da instituição: Etinéa, Gildene, Jeane, Luciene, Mariana, Marta, Michelle e Mônica