Pedagogo – O profissional que nunca fica sem trabalho
17 de outubro

Pedagogo – O profissional que nunca fica sem trabalho

Acessibilidade

A pedagoga Geni Bezerra, coordenadora pedagógica da Universidade UVA, discute, nessa entrevista, o mercado de trabalho e a pluralidade do profissional de Pedagogia, que tem vaga certa mesmo fora da sala de aula. Confira!

UVA – Como está o mercado de trabalho para o pedagogo, apesar da crise?
Geni Bezerra – O mercado de trabalho para o estudante ou profissional da educação é propício, os alunos do primeiro período já conseguem estágios nas escolas. O profissional da Pedagogia antes de concluir a sua graduação na maioria dos casos estão empregados, sendo um mercado promissor. O professor ganha pouco, mas não falta trabalho.
UVA – Qual a importância do pedagogo na vida do estudante?
Geni Bezerra – O profissional da educação é importantíssimo na vida de uma nação, não só do estudante. O mesmo é responsável pelos primeiros dez anos da vida de um ser em formação.
UVA – Por que ser pedagogo?
Geni Bezerra –
Porque é o profissional da educação. Ser pedagogo é ter no âmago da sua formação profissional o cuidar do outro, mediar o processo de construção do conhecimento de um ser mais imaturo. O pedagogo é responsável pela sofisticação do sistema de construção de outras pessoas. Oportunizar os aprendizados e também ser um eterno aprendiz dessas aprendizagens.
UVA – Sou pedagogo, e agora?
G
eni Bezerra – Agora é cair em campo e fazer florescer as sementes do conhecimento, ciente de que a demanda exigida pelo mercado de trabalho não é fácil. Mas a Universidade UVA prepara o futuro pedagogo em todos os níveis do que se é exigido. Aproveitar as oportunidades e todo conhecimento construído no decorrer do curso.
UVA – Quais as oportunidades de trabalho para o pedagogo? 
Geni Bezerra – São várias. Em primeiro lugar, devemos desmistificar a concepção de que pedagogo é o profissional apenas das das escolas. Existem ambientes não escolares que contratam pedagogos, como por exemplo empresas privadas e hospitais.  O leque de trabalho é diversificado. O pedagogo é um profissional que permeia em várias funções, vai da sala de aula à trilogia gestora (coordenação, supervisão e orientação pedagógica).