Pedagogia: uma carreira que vai além da sala de aula
1 de fevereiro

Pedagogia: uma carreira que vai além da sala de aula

Geral

Para muitos, ser professor vai além da prática em sala aula. É compartilhar conhecimento, estimular o convívio com as diferenças e, acima de tudo, participar ativamente da formação dos cidadãos do futuro, incentivando o pensamento crítico e a pluralidade. Segundo dados colhidos em 2017 do Censo da Educação Superior, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgados no último mês de setembro, o curso superior de pedagogia figura entre os três mais procurados no Brasil, acompanhado do bacharelado em direito e administração. E, em 2016, a licenciatura ficou no topo da lista dos cursos com mais concluintes em todo o País – foram 125 mil egressos.

Esta tendência também vem se refletindo em Pernambuco. O amplo campo de atuação que a graduação permite tem sido um forte atrativo. Está cada vez mais claro para a população os diversos espaços profissionais que o pedagogo pode atuar. A imagem do pedagogo apenas em sala de aula com crianças pequenas, ou seja, na educação infantil, está sendo substituída pela presença do pedagogo na área de recursos humanos de uma empresa; atuando em projetos sociais em instituições do terceiro setor; em cargos executivos de instituições educacionais, além, claro, da sala de aula.

Conheça o curso de Pedagogia da UVA: http://estudenauva.com.br/cursos/curso-de-pedagogia

O aluno que deseja ingressar na licenciatura vai se deparar com uma grade curricular bastante heterogênea que vai prepará-lo para o mercado de trabalho da docência da educação infantil até o quinto ano do fundamental e do preparo de materiais didáticos e paradidáticos, além de possibilitar a aproximação do estudante com a área da pesquisa e gestão escolar.

Conteúdo publicado pelo JC 360