Especialização em Psicopedagogia Institucional e Clínica - Pós-Graduação

Objetivo

A Psicopedagogia é uma área de atuação com um desenvolvimento significativo em vários estados. Entretanto, muitos professores do Ensino Infantil e Fundamental, bem como outros profissionais afins não têm acesso ao curso. Diante do exposto, o curso se justifica por várias razões: a primeira delas é que vivemos na área do conhecimento e necessitamos de novos paradigmas norteadores de princípios e diretrizes que projetem um repensar de gestão pedagógica e um enfrentamento ao fracasso escolar, mediante uma visão mais significativa do conhecimento e da aprendizagem. A segunda se deve ao fato que um crescente número de crianças, adolescentes e adultos, apresentam dificuldades de aprendizagem que desencadeiam processos estigmatizantes, exigindo que a escola repense as suas formas de ensinar. E, finalmente a necessidade das Instituições de Ensino Superior qualificar e profissionalizar os professores na área da Psicopedagogia, pois segundo nossa experiência o despreparo desses profissionais, em uma área de tanta relevância poderá comprometer não só o aprendente, a comunidade escolar, mas, também outros segmentos da sociedade.

Estrutura do curso

Objetivos:
Viabilizar a prática reflexiva sobre a gestão e o ensino-aprendizagem e uma releitura das multiplicidades dos fatores envolvidos no ato de aprender, tendo em vista uma adequada intervenção psicopedagógica institucional e clínica voltada para a prevenção e enfrentamento das dificuldades de aprendizagem.

Específicos:
1.Desenvolver novas competências nos profissionais da educação e áreas afins, na organização e gestão de projetos pedagógicos adaptados às situações do ensino-aprendizagem.
2.Favorecer uma compreensão mais ampla sobre o processo de aprendizagem e os fatores interferentes neste processo.
3.Preparar o profissional para o diagnóstico e intervenção psicopedagógica do ponto de vista clínico e institucional, como elementos fundamentais para o conhecimento do aprendente/instituição, mediante a utilização de instrumentos e técnicas próprias da Psicopedagogia.
4.Oportunizar a prática de um exercício inicial de pesquisa na área da Psicopedagogia, focada na compreensão da aprendizagem.

Público-alvo:
Professores e profissionais da área de educação, psicólogos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, assistentes sociais, envolvidos com o processo ensino-aprendizagem interessados no aprimoramento do conhecimento, organização e gestão de projetos, diagnóstico e intervenção psicopedagógica e desenvolvimento de pesquisas.

Metodologia:
O curso se desenvolverá por meio de aulas expositivas e dialogadas, leitura orientada, estudos de casos, seminários e trabalhos individuais e em grupos. Atividades práticas, conforme a natureza dos componentes curriculares. Organização de grupos de estudos, oficinas, etc.

Contribuição aos Egressos:
O curso oferece uma gama de disciplinas na área pedagógica, psicológica, médica e científica, preparando o aluno para fazer a ligação entre a teoria e a prática, interligando também o conhecimento em prol de aprendizagem significativa e com possibilidade de atuar na prevenção e tratamento das dificuldades de aprendizagem.

Dias das aulas:
Todos os sábados, no horário das 07h30min às 17h30min; ou 3ª, 4ª e 5ª feira das 18h30 às 22h00.

*Valor com desconto para pagamento até a data de vencimento (desconto de adimplência). Valor cheio: R$ 299,00

  • Data de Início
  • 21/10/2017
  • Duração
  • 3 Semestres
  • Carga Horária Total
  • 600 Horas
  • Períodos do Dia
  • Variável
  • Nível
  • Pós-Graduação
  • Preço
  • R$ 199,00*

Grade Curricular

Didática do Ensino Superior
Novas Tecnologias, Trabalho e Educação
Currículo e Cultura organizacional
Metodologia da Pesquisa Científica
Psicanálise e Psicopatologias da Aprendizagem
Fundamentos da Psicopedagogia Institucional e Clinica
Aprendizagem da Leitura Escrita e suas dificuldades
Psicanálise e Psicopedagogia
Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica
A Psicopedagogia e a Educação especial
Educação inclusiva e fundamentos de libras
Linguagem, Aquisição e Desenvolvimento - Transtornos da aprendizagem
Diagnóstico e Intervenção Clínica
Neuropsicologia Aplicada à Psicopedagogia
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica
Trabalho de Conclusão de Curso

Didática do Ensino Superior
Novas Tecnologias, Trabalho e Educação
Currículo e Cultura organizacional
Metodologia da Pesquisa Científica
Psicanálise e Psicopatologias da Aprendizagem
Fundamentos da Psicopedagogia Institucional e Clinica
Aprendizagem da Leitura Escrita e suas dificuldades
Psicanálise e Psicopedagogia
Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica
A Psicopedagogia e a Educação especial
Educação inclusiva e fundamentos de libras
Linguagem, Aquisição e Desenvolvimento - Transtornos da aprendizagem
Diagnóstico e Intervenção Clínica
Neuropsicologia Aplicada à Psicopedagogia
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica
Trabalho de Conclusão de Curso

Didática do Ensino Superior
Novas Tecnologias, Trabalho e Educação
Currículo e Cultura organizacional
Metodologia da Pesquisa Científica
Psicanálise e Psicopatologias da Aprendizagem
Fundamentos da Psicopedagogia Institucional e Clinica
Aprendizagem da Leitura Escrita e suas dificuldades
Psicanálise e Psicopedagogia
Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica
A Psicopedagogia e a Educação especial
Educação inclusiva e fundamentos de libras
Linguagem, Aquisição e Desenvolvimento - Transtornos da aprendizagem
Diagnóstico e Intervenção Clínica
Neuropsicologia Aplicada à Psicopedagogia
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica
Trabalho de Conclusão de Curso