Especialização em Gestão e Neuropsicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar - Pós-Graduação

Objetivo

A Neuropsicopedagogia aborda conhecimentos da Neurociência aplicada à educação, com abordagens da Psicologia e Pedagogia que tem como objetivo de estudo a relação entre cérebro e a aprendizagem humana proporcionando a reintegração pessoal, social e escolar.

A NEUROPSICOPEDAGOGIA, tem como foco compreender o funcionamento do sistema nervoso, integrando suas diversas funções (movimento, sensação, emoção, pensamento etc), intervindo na melhora das dificuldades de aprendizagem como:

– Distúrbios de memória;
– Falta de atenção;
– Bloqueios de aprendizagem nas diversas matérias dos conteúdos escolares;
– Dificuldades em raciocínio lógico, matemática,leitura e escrita;
– Baixa estima ;
– Falta de motivação, entre outras.

BENEFÍCIOS DA NEUROPSICOPEDAGOGIA: Melhores desempenho, alta capacidade de absorver conhecimentos, criatividade, autonomia em suas estratégias de aprendizagem se apropriando da utilização dos conceitos aprendidos em qualquer situação, além de obter um desejo constante em aprender.

AO FINAL DO CURSO O NEUROPSICOPEDAGOGO terá um conhecimento melhor estruturado sobre a função cerebral, entendendo a forma como esse cérebro recebe, seleciona, transforma, memoriza, arquiva, processa e elabora todas as sensações captadas pelos diversos elementos sensores para, a partir desse entendimento, poder adaptar as metodologias e técnicas educacionais a todas as pessoas e principalmente, aquelas com características cognitivas e emocionais diferenciadas.

CAMPO DE ATUAÇÃO: Atuar em equipe multiprofissional em consultórios, clínicas, posto de saúde, terceiro setor, etc., fazendo avaliação e intervenção em crianças e adolescentes com dificuldades escolares.
Na avaliação neuropsicopedagógica, o Neuropsicopedagogo clínico, além de aplicar testes e escalas padronizadas para a população brasileira, utiliza a observação clínica, lúdica, e do material escolar para a elaboração da hipótese diagnóstica. O contato com a escola, com a família, com demais membros que residem com o sujeito; e com os demais profissionais que atuam no caso, torna-se relevante para a compreensão do quadro e do projeto de intervenção.

Estrutura do curso

CURSO: 612 H/A
PERÍODO: 19 MESES
ESTÁGIOS: CLÍNICA ESCOLA E HOSPITALAR
DIAS DE AULA: SÁBADO
HORÁRIO: 7:30 ÀS 17:30
VALOR: 249,00

  • Duração
  • 3 Semestres
  • Carga Horária Total
  • 612 Horas
  • Nível
  • Pós-Graduação
  • Preço
  • R$ 249,00

Grade Curricular

Metodologia da Pesquisa Científica
Didática do Ensino Superior
Novas Tecnologias, Trabalho e Educação
Gestão em Políticas Públicas de Educação
Educação Inclusiva Integralizadora
Fundamentos da Psicopedagogia
Psicopedagogia Clínica, Institucional e Hospitalar
Fundamentos da Neuropsicopedagogia

Bases Neurológicas e Dificuldades de Aprendizagem
Psicomotricidade
Neurociência na Educação
Neuropsicologia do Comportamento e das Emoções
Neurolinguística e Dificuldade da Linguagem e Escrita
Memória Cognição e Aprendizagem
Família e Intervenções Psicopedágógicas

Psicopatologias da Aprendizagem
Processo de Aprendizagem em Situação de Intervenção Hospitalar
Avaliação e Diagnóstico Psicopedagógico
Estágio Supervisionado Clínico-Hospitalar
Metodologia da Pesquisa Científica