Especialização em Docência em Educação Infantil - Pós-Graduação

Objetivo

As transformações socioeconômicas constituídas em nossa sociedade acabaram por promover uma ampliação na busca pela educação de crianças de zero a cinco anos em estabelecimentos específicos denominados educação infantil (creches e pré-escolar). Tal quadro contemporâneo culminou no estabelecimento dos direitos e diretrizes que envolvem o cuidado e a educação a partir do nascimento, garantida em Lei e em todos os discursos sobre a educação infantil na atualidade. Assim sendo percebe-se que é de fundamental relevância investir na formação de profissionais que atuem na educação de crianças de 0 a 5 anos, para que aprimorem e executem de forma eficaz e eficiente a mediação entre criança e conhecimento. Nessa perspectiva, o curso de especialização em educação infantil oferecido em nossa Instituição, proporcionará uma visão crítica de homem, de sociedade e de educação, contribuindo na formação de profissionais, conscientes e comprometidos para atuarem na promoção do desenvolvimento infantil e intervirem de forma preventiva, frente às condições de risco.
O curso está organizado na perspectiva da formação do profissional gestor/educador/pesquisador com postura crítica, reflexiva, ética e investigativa, capaz de contribuir na construção de propostas de organização do trabalho pedagógico que levem em consideração a formação de sujeitos éticos, críticos e capazes de interagir em sociedade.

Estrutura do curso

Objetivos:

Aprofundar os conhecimentos básicos e capacitar profissionais para a atuação no trabalho cotidiano da docência, gestão, coordenação e organização curricular em instituições de Educação Infantil.

Específicos:

1. Analisar a Educação Infantil no contexto das políticas públicas nacionais e locais e seus impactos.
2. Abordar os conhecimentos teóricos e práticos sobre a educação infantil, visando à melhoria da educação oferecida às crianças atendidas nesta fase da escolaridade.
3. Desenvolver competências para docência e gestão na educação infantil.
4. Problematizar a situação da Educação Infantil frente aos desafios da sociedade contemporânea;
5.Discutir projetos de trabalho, com abordagem interdisciplinar, que incentivem a curiosidade, o questionamento, a inventividade e o conhecimento das crianças em relação ao mundo físico e social.

Público-alvo:

O curso destina-se a graduados na área da educação ou afins, educadores, gestores e demais profissionais da área da educação que atuem ou tenham interesse na área da infância.

Metodologia:

Centrada na interatividade e na participação, predominantemente ativa, a metodologia de ensino-aprendizagem enfatizará a transferência de conceitos e técnicas aplicáveis através de aulas expositivas, dinâmica de grupo, estudos de caso, exercícios individuais e em grupo.

Contribuição aos Egressos:

Possui uma proposta pedagógica atualizada; corpo docente especializado e atuante nas áreas da educação; além da promoção de fóruns/Seminários relacionados à temática.

Dias das aulas :
Todos os sábados, no horário das 07h30min às 17h30min; ou 3ª, 4ª e 5ª feira das 18h30 às 22h00.

*Valor com desconto para pagamento até a data de vencimento (desconto de adimplência). Valor cheio: R$ 299,00.

  • Data de Início
  • 21/10/2017
  • Duração
  • 2 Semestres
  • Carga Horária Total
  • 360 Horas
  • Períodos do Dia
  • Variável
  • Nível
  • Pós-Graduação
  • Preço
  • R$ 199,00*

Grade Curricular

Didática do Ensino Superior
Novas Tecnologias, Trabalho e Educação
Currículo e Cultura organizacional
Metodologia da Pesquisa Científica
Psicologia da Aprendizagem na Infância e alfabetização
Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Neuropsicologia aplicada A Educação Infantil
Bases Psicomotoras da Aprendizagem Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Deficiência Auditiva/Surdez: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares
Educação Matemática Na Educação Infantil
Educação Inclusiva e Legislação Educacional

Didática do Ensino Superior
Novas Tecnologias, Trabalho e Educação
Currículo e Cultura organizacional
Metodologia da Pesquisa Científica
Psicologia da Aprendizagem na Infância e alfabetização
Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Neuropsicologia aplicada A Educação Infantil
Bases Psicomotoras da Aprendizagem Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
Deficiência Auditiva/Surdez: Fundamentos e Adequações Metodológicas e Curriculares
Educação Matemática Na Educação Infantil
Educação Inclusiva e Legislação Educacional