Especialização em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica - Pós-Graduação

Objetivo

Os desafios da contemporaneidade exigem do profissional da educação a capacidade de articular a ação docente com os processos mais amplos da gestão escolar. A partir disso, faz-se necessário refletir acerca da organização e dinâmica dos espaços educativos nas dimensões pedagógicas, administrativas e culturais.
Assim, torna-se fundamental ser um profissional que atue no cotidiano da escola gerenciando esta dinâmica educativa e sendo o propulsor de projetos que melhorem e transformem a realidade escolar. Pensar o papel do Coordenador Pedagógico e Gestor Educacional é pensar nos encontros que configuram a Função Social da Escola e vivenciarmos o processo de autonomia.
Pensá-la como espaço de interlocução de saberes e conhecimentos, reativados por uma possibilidade de enxergá-la, e encaminhá-la em meio a movimentos de construção de conhecimentos, do reinventar diálogos e repensar as ideias. Trilhar os caminhos da criatividade e da proatividade em virtude dos sabores e dissabores que perfazem a trajetória do coordenador e Gestor educacional pretende-se, com esse curso, contribuir como a democratização do processo de ensino/aprendizagem, atendendo a um grande número de profissionais; possibilitar discussões de teorias, estudo de casos sobre as especificidades do gestor escolar.

Estrutura do curso

Objetivo Geral:
Possibilitar discussões de teorias, estudo de casos sobre as especificidades do papel do Coordenador Pedagógico e do Gestor Educacional.

Objetivos Específicos:
1. Propiciar atualização e formação adequada aos docentes que atuem como Coordenadores e Gestores educacionais.
2. Discutir e analisar as políticas públicas da educação;
3. Analisar as principais teorias de gestão de pessoas;
4. Favorecer a compreensão da função de coordenação pedagógica como organizadora do trabalho pedagógico no espaço educativo;
5. Compreender a organização de currículo escolar;
6. Analisar e elaborar práticas pedagógicas interdisciplinares.

Público-alvo:
Pedagogos, Licenciados e profissionais envolvidos no contexto educacional.

Metodologia:
Centrada na interatividade e na participação, predominantemente ativa, a metodologia de ensino-aprendizagem enfatizará a transferência de conceitos e técnicas aplicáveis através de aulas expositivas, dinâmica de grupo, estudos de caso, atividades vivenciais, relato de experiências, exercícios individuais e em grupo.

Contribuição aos Egressos:
Possui uma proposta pedagógica atualizada; corpo docente especializado e atuante nas áreas da educação; horas destinadas a estágios orientados com profissionais reconhecidos; promoção de fóruns/Seminários relacionados à temática.

Critérios de Seleção
Análise do Curriculum Vitae e do histórico escolar.

Dias das aulas :
Todos os sábados, no horário das 07h30min às 17h30min; ou 3ª, 4ª e 5ª feira das 18h30 às 22h00.

*Valor com desconto para pagamento até a data de vencimento (desconto de adimplência). Valor cheio: R$ 299,00.

  • Data de Início
  • 21/10/2017
  • Duração
  • 2 Semestres
  • Carga Horária Total
  • 360 Horas
  • Períodos do Dia
  • Variável
  • Nível
  • Pós-Graduação
  • Preço
  • R$ 199,00*

Grade Curricular

Sistema Educacional Brasileiro e Planejamento Escolar
Fundamentos da Coordenação Pedagógica
Gestão do Processo Ensino-aprendizagem
Educação Inclusiva
Legislação e Políticas educacionais
Gestão de Recursos Financeiros
Introdução à Orientação Educacional
Gestão Democrática e Currículo
Didática do Ensino Superior
Novas Tecnologias, Trabalho e Educação
Currículo e Cultura organizacional
Metodologia da Pesquisa Científica
Trabalho de Conclusão de Curso

Sistema Educacional Brasileiro e Planejamento Escolar
Fundamentos da Coordenação Pedagógica
Gestão do Processo Ensino-aprendizagem
Educação Inclusiva
Legislação e Políticas educacionais
Gestão de Recursos Financeiros
Introdução à Orientação Educacional
Gestão Democrática e Currículo
Didática do Ensino Superior
Novas Tecnologias, Trabalho e Educação
Currículo e Cultura organizacional
Metodologia da Pesquisa Científica
Trabalho de Conclusão de Curso