Conheça o Infolibras, um site para a comunidade surda
7 de março

Conheça o Infolibras, um site para a comunidade surda

Acessibilidade

Infolibras é um projeto de cunho social direcionado à comunidade surda, envolvendo surdos e deficientes auditivos. Foi criado com o objetivo de manter essa parte da população informada sobre notícias diárias e que raramente chegam até ela por não haver os recursos corretos de comunicação. Pensando nisso, os empreendedores sociais Vinícius Sales e Henrique Lima criaram um portal e um aplicativo para que essa barreira fosse quebrada.

A iniciativa é comemorada se lembrarmos que o Brasil é um País no qual, segundo o censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 9,8 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,2% da população brasileira. Desse total 2,6 milhões são surdos e 7,2 milhões apresentam grande dificuldade para ouvir. E muito deles não possuem acesso à informação, ou muito menos sabem ler.

CONHEÇA O INFOLIBRAS

Por isso, a ideia de criação do Infolibras. No portal e no app, as pessoas conseguem ter acesso às notícias com a interpretação em libras. “Através de pesquisas vimos que grande parte dessa população tem pouco acesso à notícia e, mesmo assim, a maioria é pelo celular. Mas ainda é muito vago porque o analfabetismo entre surdos é grande, principalmente pela falta de intérpretes quando se trata de reportagens ou vídeos de entretenimento no youtube, por exemplo”, pontuam os criadores.

O Infolibras busca mudar essa situação e apresenta vídeos com audiodescrição e intérprete, tentando incluir socialmente os surdos e as pessoas com deficiência auditiva. A proposta é fazer com que a notícia e a informação cheguem para todos.