As vantagens de participar do Prefop, o programa que forma professores em um ano
22 de janeiro

As vantagens de participar do Prefop, o programa que forma professores em um ano

Geral

Na entrevista abaixo, a coordenadora do Programa Especial de Formação Pedagógica (Prefop) da Universidade UVA, Sheila Calado, explica quais os diferenciais, as vantagens e os detalhes para se participar d0 projeto, que permite a formação de professores em apenas um ano. O prefop prepara os profissionais para o magistério nas séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional em nível médio.

Sheila Calado é pedagoga e professora há mais de vinte anos, tendo trabalhado com a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Profissionalizante. Atualmente, atua no Ensino Superior.

1) Qual a legislação que rege o Prefop?

O Prefop é regulamentado pela Resolução nº 02/2015 do CNE (Conselho Nacional de Educação)

2) Qual a metodologia do Prefop?
O Prefop é um Programa Especial de Formação Pedagógica, que possui uma carga horária mínima de 1.000h/a a 1.400h/a, será realizado aos sábados das 7:30 às 17:30. O graduado que já tenha cursado o bacharelado ou tecnólogo na área de formação pretendida, cursará em apenas dois semestres a licenciatura, no mínimo 1.000h/a, distribuídas da seguinte forma: Estágio Curricular Supervisionado de 300 horas, 500 horas dedicadas às atividades formativas e 200 horas para atividades teórico–práticas.

3) E se o curso de formação pedagógica, escolhido pelo aluno, pertencer a uma área diferente do seu curso de origem?
Nesse caso, a carga horária deverá ter, no mínimo, 1.400 horas/aula. Distribuídas da seguinte forma: Estágio Curricular Supervisionado de 300 horas, 500 horas dedicadas às atividades formativas, 200 horas para atividades teórico-práticas e 400 horas de aula para as disciplinas especificas referentes as respectivas habilitações.

4) Quem pode fazer o Prefop?
Os graduados Bacharéis e Tecnólogos.

5) O licenciado pode fazer o Prefop?
Atualmente, não.

6) Quais são as licenciaturas do Prefop?
Serão 12 icenciaturas: Ciências Biológicas, Filosofia, Física, Química, Geografia, História, Matemática, Educação Física, Português, Inglês, Espanhol e Ciências Sociais.

7) Onde o concluinte do Prefop pode atuar?
O concluinte do Prefop poderá atuar como pesquisador e professor no Ensino Fundamental (6º ao 9º anos), no Ensino Médio e na Educação Profissionalizante de Ensino Médio em escolas públicas e particulares. Também poderá trabalhar em consultoria, planejamento pedagógico, análise educacional, produção de material para EAD, em editoras, com revisão e edição de textos, e na produção e avaliação de materiais didáticos.

8) Quais os locais onde o aluno Prefop pode estudar?
O estudante poderá optar por alguns dos polos da Universidade UVA em Pernambuco para fazer o Prefop. são eles: Recife, Carpina, Gravatá, Lajedo, Garanhuns e Águas Belas.

9) Porque o Prefop é importante para o Estado de Pernambuco?
Não só para Pernambuco, mas para todo o País porque, segundo o Art. 1, parágrafo único da Resolução 02/97, o programa destina-se a suprir a falta de professores habilitados em determinadas disciplinas e localidades.