“A Psicomotricidade é fundamental para o desenvolvimento da criança”
1 de julho

“A Psicomotricidade é fundamental para o desenvolvimento da criança”

Geral

Na entrevista abaixo a psicóloga Janayna Pires explica o que é Psicomotricidade e a importância da nova pós-graduação que o Grupo Isead está lançando para o segundo semestre de 2019. Destaca, ainda, qual o papel da Psicomotricidade na formação e desenvolvimento das crianças.
Janayna Pires é supervisora da Clínica da Faculdade Europeia na Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional e uma das professoras da futura pós em Psicomotricidade.

A nova especialização do Grupo Isead terá 369 horas/aula e valor de R$ 199 mensais. As aulas serão bem práticas, preparando os alunos para atuar de forma prática nas escolas e instituições educacionais. O objetivo é o desenvolvimento da aplicabilidade da Psicomotricidade.

UVA – O que é psicomotricidade?
Janayna Pires –
É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas, e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: O movimento, o intelecto e o afeto.  Psicomotricidade portanto, é um termo empregado para uma concepção de mundo organizado e Integrado em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.


UVA – Qual a importância da psicomotricidade na educação?
Janayna Pires –
O trabalho da psicomotricidade contribui para o desenvolvimento global da criança nos seus aspectos motores, cognitivos e relacionais. O desenvolvimento estruturado e sadio da criança reflete nos seus processos de aprendizagem, ampliando sua capacidade de entendimento.

UVA -Para o pedagogo, qual a importância de compreender e atuar com a psicomotricidade?
Janayna Pires –
 Quando o pedagogo conhece sobre a psicomotricidade possibilita o acompanhamento do desenvolvimento global de seu aluno entendendo onde precisar atuar e estimular para contribuir para o crescimento desta criança e ajuda na sua aprendizagem.

UVA – Quem é o profisisonal que atua e estimula a psicomotricidade?
Janayna Pires –
O psicomotricista, que é o profissional que atua na interface saúde, educação e cultura, avaliando, prevenindo, cuidando e pesquisando o indivíduo na relação com o ambiente e o processo de desenvolvimento.

UVA –  Quais as consequências do não desenvolvimento da psicomotricidade para as crianças?
Janayna Pires –
Pode acarretar atraso no seu desenvolvimento global, como prejuizo na sua aprendizagem.

UVA – Todas as crianças precisam de atendimento especial na psicomotricidade?
Janayna Pires –  
Não. De maneira preventiva, no ambiente escolar, todas as crianças podem participar e serem beneficiadas com as intervenções da psicomotricidade contribuindo para seu desenvolvimento. Porém, somente aquelas que apresentam algum atraso, disfunção, desorganização são encaminhadas para atendimento especializado com a psicomotricidade.