5 filmes e séries na Netflix que todo educador deveria assistir
13 de setembro

5 filmes e séries na Netflix que todo educador deveria assistir

Geral

Filmes e séries nos fascinam e transmitem mensagens que, muitas vezes, nos levam a refletir sobre aspectos importantes da vida. Educar certamente não é uma tarefa simples, por isso, listamos cinco obras audiovisuais que todo pedagogo deveria assistir para questionar práticas existentes e/ou buscar inspiração para seu ofício; sobretudo, no que concerne a práticas educacionais e motivacionais dentro e fora da sala de aula. As obras mencionadas aqui, encontram-se disponíveis na Netflix.

 

1.Uma mente brilhante:Este filme vencedor do Oscar conta a história do matemático norte americano John Forbes Nash; que, com sua genialidade, criou influentes teorias matemáticas. O filme também mostra a luta de Nash contra a sua esquizofrenia.

 

 

2. Esperando pelo Superman:Documentário que mostra a realidade do sistema de ensino nos Estados Unidos, acompanhando a vida de cinco alunos que tentam dar o máximo em busca de vagas nas melhores escolas, para que no futuro possam ingressar a universidade; mas acabam lidando com um sistema falho, que desfavorece a maioria das pessoas — sobretudo as mais pobres.

 

 

3. Sociedade dos poetas mortos:Um professor nada convencional inspira seus alunos a expressarem seus sentimentos e a seguirem suas aspirações individuais, o que vai de encontro ao sistema educacional rígido e conservador da Academia de Welton.

 

 

 

4. Coach Carter – Treino para a vida:Samuel L. Jackson vive o papel do treinador Carter, que aceita a dura missão de treinar o time de basquete da escola de Richmond, onde os alunos vivem a realidade dos guetos e vão mal nas matérias escolares. Carter faz de tudo para mudar a realidade dos alunos, mas vai ter que passar por inúmeros desafios.

 

 

 

5. Merlí:A série catalã possui três temporadas e mostra um professor de filosofia excêntrico e controverso — que não tem receio de dizer o que sente; passando a ter influência marcante nas complexas vidas dos seus alunos do ensino médio. Cada episódio é baseado em ideias de um pensador ou escola filosófica, a exemplo dos peripatéticos, Marx, Nietsche, Aristóteles e Schopenhauer; que acabam se encaixando com os acontecimentos da série.